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quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Filosofia Védica


A Filosofia Védica ou conhecimento Védico é de cunho teísta, pois vê e estuda as manifestações da Deusa e de Deus, tanto em nível físico, mental, intelectual e transcendental. Considerando também nossa relação com Eles. Esse conhecimento está presente em nosso universo desde tempos imemoriais, revelada aos seres celestiais - sábios primordiais - filhos do Senhor Brahma (Deus criador do universo material e pai dos Vedas). Foi trazida a este planeta quando foi criado. Veio, então, a primeira dinastia de seres humanos, descendentes do Semideus Surya (Semideus do Sol). Nesta dinastia, o conhecimento védico foi passado de geração a geração de forma oral. Com o passar do tempo, o conhecimento Védico se perdeu. Aproximadamente 6000 anos atrás, ele novamente foi trazido a este planeta por um sábio celestial chamado Srila Naradamuni, que transmitiu este conhecimento a Srila Vyasadeva, o compilador original dos 4 vedas: Rg, Sama, Yajur e Atharva.
Srila Vyasadeva escreveu também o Maha Bharata, uma epopéia que conta a história do maior império deste planeta, que por milhares de anos dominou todos os continentes, sendo que o Bhagavad-gita é o capítulo principal desta obra- prima com 100.000 versos. Compôs também os principais Puranas, ou livros de história antiga, sendo o Srimad Bhagavatam o fruto maduro deste conhecimento, o comentário natural de todos os vedas.
A maioria dos historiadores e antropólogos modernos apresentam falsas teorias e especulações sobre a origem dos Vedas. Isso devido à mentalidade demoníaca de dominação e conquista, e por serem representantes de religiosidade fundamentalista, a qual nega que possa haver uma revelação superior a deles. Também, por não aceitarem os Vedas e sua própria história, que nos textos Védicos são auto-evidentes, encontramos disparates e escritos puramente falsos nas enciclopédias e nos comentários destas pessoas com títulos de doutor, PhD ou coisa assim.
O conhecimento Védico, devido ao esforço das diversas escolas de pensamento ou Sampradayas, conseguiu ultrapassar as academias tendenciosas e chegar a nós de uma forma limpa e confiável, pois ele é transmitido de mestre a discípulo desde sua origem, sendo sempre renovado por almas puras nestas correntes discipulares.
Os mestres Védicos nos ensinam que nós somos Jiva, almas, uma centelha espiritual, parte integrante do Absoluto; que possuímos Sat, eternidade, Cit, consciência e Ananda, bem-aventurança. O Absoluto tem três aspectos básicos: Brahmam o aspecto impessoal, sem forma ou atributos, pura energia luminosa divina, a origem seminal da Jiva. Paramatma o aspecto localizado que fica junto com a Jiva no coração central – chamado Guha - de tudo que é vivo dentro do universo, sendo este aspecto a testemunha suprema de todas as atividades da Jiva. Bhagavam o aspecto pessoal, onde o Absoluto é manifestado com infinitas formas divinas de Personalidade da Deusa e de Deus, onde o amor pode ser recíprocado com o Jiva que também adquire personalidade e forma. Como Bhagavam, encontramos nos aspectos Nimai Radha Krishna a mais elevada expressão do amor. A Jiva pode alcançar, em sua realização espiritual, um relacionamento amoroso com as Supremas Personalidades da Deusa e de Deus.
A Filosofia Védica também revelou o conhecimento do Karma, muito mal compreendido pelos leigos e especuladores esotéricos, pois a palavra é sânscrita ou devanagari e significa a lei que rege as ações da Jiva. Ele tem quatro divisões, a saber: Dharma, atividades piedosas e religiosas; Artha, atividade econômicas e criativas; Kama, atividades sensoriais e prazerosas e Moksa, atividades de sofrimentos e desapegos. Também o Karma pode ser de três tipos: o Karma em forma de semente, aquele que iremos acessá-lo no futuro; o Karma que estamos acessando e o Karma que estamos criando agora.
                   Há várias escolas de Filosofia Védica. O que foi apresentado é um esboço da escola Brahma Gaudya Madhava Sampradya, da qual faço parte como praticante e instrutor de Bhakti Yoga.

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