A mente humana naturalmente
curiosa anseia compreender o universo e o lugar do homem nele. Hoje os
cientistas dependem de telescópios potentes e sofisticados computadores para
formular teorias cosmológicas. Em tempos antigos, as pessoas recebiam a informação
de livros da sabedoria tradicional. Os seguidores da cultura antiga da Índia,
por exemplo, aprendiam sobre o universo em escrituras como o Srimad-Bhagavatam,
ou Bhagavata Purana. Mas a descrição do universo contida no Bhagavatam
frequentemente desconcerta o moderno estudante da literatura védica. Aqui o
cientista Dr. Richard Thompson, do Bhaktivedanta Instituto, sugere um quadro
para a compreensão das descrições do Bhagavatam que combinam com as
experiências e descobertas modernas.
Jambudvipa: O Srimad-Bhagavatam
descreve que o universo está dentro de uma série de conchas esféricas que estão
divididas em duas partes por uma terra plana chamada Bhu-mandala. Uma série de
dvipas, ou "ilhas", e os oceanos compõem Bhu-mandala. No centro da
Bhu-mandala encontra-se a “ilha” circular de Jambudvipa, cuja característica
mais proeminente é o Monte Meru, em forma de cone. A ilustração principal aqui
mostra uma visão mais próxima do Jambudvipa e na base do Monte Meru.
O Srimad Bhagavatam apresenta
uma concepção geocêntrica do cosmos. À primeira vista a cosmologia parece
estranha, mas um olhar mais atento revela que a cosmologia do Bhagavatam não só
descreve o mundo de nossa experiência, mas que apresenta também uma muito maior
e mais completa imagem cosmológica. Vou explicar. O modo de apresentação do
Srimad-Bhagavatam é muito diferente da abordagem moderna que nos é familiar.
Embora o Bhagavatam da "Terra" (em forma do disco Bhu-mandala) possa
parecer irrealista, um estudo cuidadoso mostra que o Bhagavatam Bhu-mandala é
utilizado para representar, pelo menos, quatro razoáveis e coerentes modelos:
(1) um mapa do globo terrestre numa projeção polar, (2) um mapa do sistema
solar (3), um mapa topográfico do centro-sul da Ásia, e (4) um mapa do reino
celestial dos semideuses. Caitanya Mahaprabhu comentou, "Em cada verso do
Srimad-Bhagavatam e em cada sílaba, existem vários significados."
(Caitanya-caritamrita, Madhya 24.318) Isto parece ser verdadeiro, em especial,
na seção cosmológica do Bhagavatam, e é interessante ver como podemos expor e
esclarecer alguns dos significados tendo como referência a astronomia moderna.
Figura 1
Quando uma estrutura é utilizada
para representar várias coisas em um mapa composto, pode haver aparentes
contradições. Mas estas não causam problemas se nós entendemos a intenção
subjacente. Podemos traçar um paralelo com pinturas medievais retratando várias
partes de uma história em uma composição. Por exemplo, Masaccio, na pintura
"Tributo em dinheiro" (Figura 1) mostra São Pedro em três partes de
uma história bíblica. Vemo-lo recebendo uma moeda por um peixe, falando com
Jesus e pagando um tributo a um coletor de impostos. A partir de uma
perspectiva literal é contraditório ver São Pedro fazendo três coisas ao mesmo
tempo. Porém cada fase da história bíblica faz sentido no seu próprio contexto.
Figura 2
Uma pintura similar da Índia
(Figura 2) mostra três partes de uma história de Krishna. Essas pinturas contêm
contradições aparentes, tais como imagens de um personagem em diferentes
lugares, mas isso não incomodará uma pessoa que entenda a linha da história. O
mesmo acontece com o Bhagavatam, que utiliza um modelo para representar
diferentes características do cosmos.
O Bhagavatam à primeira vista
O Quinto Canto do
Srimad-Bhagavatam fala de inumeráveis universos. Cada um está contido em uma
concha esférica circundada por camadas de material elementar que marcam a
fronteira entre o espaço mundano e o ilimitado mundo espiritual.
A região no interior da esfera (Figura 3) é chamada de Brahmanda, ou "Ovo Brahma ovo". Ela contém um disco da Terra ou um plano chamado Bhu-mandala que a divide em uma parte superior, a metade celestial e uma metade subterrânea, cheia de água. A Bhu-mandala está dividida em uma série de características geográficas, tradicionalmente chamada dvipas, ou "ilhas", varshas, ou "regiões", e os oceanos. No centro da Bhu-mandala (Figura 4) está a "ilha" circular de Jambudvipa, com nove subdivisões varsha. Estas incluem a Bharata-varsha, que pode ser entendida em um sentido como a Índia e, em outro, como a área total habitada por seres humanos. No centro da Jambudvipa ergue-se a Montanha Sumeru, em forma de cone, o que representa o .mundo e é encimada pelo eixo da cidade de Brahma, o criador do universo.
A região no interior da esfera (Figura 3) é chamada de Brahmanda, ou "Ovo Brahma ovo". Ela contém um disco da Terra ou um plano chamado Bhu-mandala que a divide em uma parte superior, a metade celestial e uma metade subterrânea, cheia de água. A Bhu-mandala está dividida em uma série de características geográficas, tradicionalmente chamada dvipas, ou "ilhas", varshas, ou "regiões", e os oceanos. No centro da Bhu-mandala (Figura 4) está a "ilha" circular de Jambudvipa, com nove subdivisões varsha. Estas incluem a Bharata-varsha, que pode ser entendida em um sentido como a Índia e, em outro, como a área total habitada por seres humanos. No centro da Jambudvipa ergue-se a Montanha Sumeru, em forma de cone, o que representa o .mundo e é encimada pelo eixo da cidade de Brahma, o criador do universo.
Para qualquer pessoa educada
modernamente, isso soa como ficção científica. Mas é? Vamos considerar as
quatro formas de ver a descrições das Bhu-mandala contidas no Bhagavatam.
Figura 3
Figura 4
Começamos por discutir a
interpretação da Bhu-mandala como uma planisfera, ou uma projeção polar do mapa
do globo terrestre. Este é o primeiro modelo fornecido pela Bhagavatam. A
projeção estereográfica é um antigo método de mapeamento de pontos sobre a
superfície de uma esfera para produzir pontos equivalentes em um plano. Podemos
usar este método para mapear um globo terrestre moderno em um plano
bidimensional, e a projeção plana resultante é chamada planisfera (Figura 5).
Podemos igualmente ver a Bhu-mandala como uma projeção estereográfica de um
globo (Figura 6).
Figura
5
Figura 6
Na Índia, tais globos existem.
No exemplo aqui mostrado (Figura 7), a área da terra entre o equador e a
montanha é o Bharata arco-varsha, correspondendo à Índia maior. A Índia é bem
representada, mas à exceção de algumas referências à vizinhança, este mundo não
fornece um mapa realista da Terra. O seu objetivo era astronômico, e não
geográfico.
Embora o Bhagavatam não descreva
explicitamente a Terra como um globo, o faz indiretamente. Por exemplo, ao
salientar que a noite aparece em posição diametralmente oposta a um ponto em
que é dia. Do mesmo modo, o sol se põe em um ponto oposto ao que ele nasce.
Assim, o Bhagavatam não apresenta a ingênua opinião de que a Terra é plana.
Podemos comparar a Bhu-mandala
com um instrumento astronômico chamado astrolábio, popular na Idade Média. No
astrolábio, um círculo fora do centro representa a órbita do sol, a eclíptica.
A Terra é representada em projeção estereográfica sobre uma placa plana,
chamado de mater (ou madre). O círculo elíptico e as estrelas importantes são
representadas em outro disco, chamado de rete (ou aranha). Diferentes órbitas
planetárias poderiam também ser representadas por diferentes discos, e estas
seriam vistas projetadas sobre o disco da Terra quando olhássemos por baixo do
instrumento. O Bhagavatam similarmente apresenta as órbitas do Sol, da Lua, dos
planetas e das estrelas mais importantes sobre uma série de planos paralelos ao
Bhu-mandala.
Ver o Bhu-mandala como uma
projeção polar é um exemplo de como ele não representa uma Terra plana.
Bhu-mandala como um Mapa do
Sistema Solar.
Eis uma outra maneira de olhar
para Bhu-mandala, que também mostra não se tratar de um modelo da Terra plana.
Descrições do Bru-mandala tem características que o identificam como um modelo
do sistema solar. Na seção anterior eu intrepretei o Bhu-mandala como um mapa
em forma de planisfera. Mas, agora, nós vamos tomá-lo literalmente como um
plano. Quando fazemos isso, parece inicialmente que estamos de volta à ingênua
ideia de terra plana, com uma cúpula celeste em cima e outra embaixo do mundo.
Os estudiosos Giorgio de Santillana e Hertha von Dechend realizaram um intenso
estudo de mitos e tradições, e concluíram que a chamada Terra plana de tempos
antigos originalmente representava o plano da eclíptica (a órbita do sol) e não
a Terra em que estamos. Mais tarde, segundo Santillana e von Dechend, a compreensão
cósmica original da Terra aparentemente foi perdida, e a a Terra sob nossos pés
foi tomada literalmente como uma placa plana. Na Índia, a terra dos Puranas tem
sido muitas vezes tida como literalmente plana. Mas os detalhes oferecidos no
Bhagavatam mostram que a sua cosmologia é muito mais sofisticada. Não apenas o
Bhagavatam utiliza o modelo eclíptico, mas significa que o disco de Bhu-mandala
corresponde, em alguns detalhes, ao sistema solar (Figura 8). O sistema solar é
quase plano. O sol, a lua e os cinco planetas conhecidos tradicionalmente, de
Mercúrio até Saturno, orbitam quase todos no plano da eclíptica. Assim o
Bhu-mandala faz referência a algo plano, mas não é a Terra.
Figura 8
Uma característica marcante das
descrições do Bhagavatam tem a ver com tamanho. Se compararmos o Bhu-mandala
com a Terra, o sistema solar até Saturno, e a Via Láctea, o Bhu-mandala combina
aproximadamente com o tamanho do sistema solar, embora a Terra e a galáxia
sejam radicalmente diferentes no tamanho. Além disso, as estruturas do
Bhu-mandala correspondem às órbitas dos planetas do sistema solar (Figura 9).
Figura
9
Figura 10
Se compararmos os anéis de
Bhu-mandala com as órbitas de Mercúrio, Vênus (figura 10), Marte, Júpiter,
Saturno, encontramos várias coincidências que dão peso à hipótese de que o
Bhu-mandala foi deliberadamente concebido como um mapa de o sistema solar.
Até tempos recentes, os astrônomos geralmente subestimavam a distância da Terra
ao sol. Em particular, Cláudio Ptolomeu, o maior astrônomo da antiguidade
clássica, subestimou seriamente a distância da Terra ao Sol e o tamanho do
sistema solar. É notável, portanto, que as dimensões da Bhu-mandala no
Bhagavatam são coerentes com os dados modernos sobre o tamanho do sol e da
órbita do sistema solar como um todo. [Ver BTG, nov. / dez. 1997].
Jambudvipa como um mapa topográfico do Sul da Ásia Central
Jambudvipa, a plataforma central do Bhu-mandala, pode ser entendida como um mapa topográfico local de uma parte do centro-sul da Ásia. Esta é a terceira das quatro interpretações do Bhu-mandala. Na interpretação como planisfera, Jambudvipa representa o hemisfério norte do planeta Terra. Mas as características geográficas detalhadas de Jambudvipa não coincidem com a geografia do hemisfério norte. Combinam, porém, com uma parte da Terra.
Jambudvipa, a plataforma central do Bhu-mandala, pode ser entendida como um mapa topográfico local de uma parte do centro-sul da Ásia. Esta é a terceira das quatro interpretações do Bhu-mandala. Na interpretação como planisfera, Jambudvipa representa o hemisfério norte do planeta Terra. Mas as características geográficas detalhadas de Jambudvipa não coincidem com a geografia do hemisfério norte. Combinam, porém, com uma parte da Terra.
Figura 11
Seis cadeias montanhosas
horizontais e duas verticais dividem Jambudvipa em nove regiões, ou varshas
(figura 11). A região sul é chamada de Bharata-varsha. Um estudo cuidadoso
mostra que este mapa corresponde à Índia, mais as áreas adjacentes do
centro-sul da Ásia. O primeiro passo para fazer esta identificação é observar
que o Bhagavatam assinala muitos rios na Índia da Bharata-varsha. Assim
Bharata-varsha representa a Índia. O mesmo pode ser dito de muitas montanhas em
Bharata-varsha. Em particular, a localização do Himalaia, no Bhagavatam, ao
norte de Bharata-varsha em Jambudvipa (figura 11) Um estudo detalhado do Puranic
permite que outras cadeias de montanhas de Jambudvipa possam ser identificadas
com cadeias de montanhas da região norte da Índia. Embora esta região inclua
alguns dos mais desolados e montanhosos países do mundo, a região foi muito
importante nos tempos antigos. Por exemplo, o célebre caminho da seda passa por
esta região. As montanhas Pamir podem ser identificadas com o Monte Meru, e
Ilavrita-varsha como o quadrado no centro da região Jambudvipa. (Note que o
Monte Meru não representa o eixo polar nesta interpretação.) Outros Puranas dão
mais detalhes geográficos que apoiam esta interpretação.
Bhu-mandala como um mapa do reino celestial do Devas.
Podemos compreender também
Bhu-mandala como um mapa do reino celestial dos semideuses, ou devas. Uma
característica curiosa da Jambudvipa é que o Bhagavatam descreve todas as
varshas, exceto a Bharata-varsha, como reinos celestiais, onde os habitantes
vivem por dez mil anos sem sofrimento. Isto levou alguns estudiosos a supor que
os indianos costumavam imaginar terras estrangeiras como paraísos celestes. Mas
o Bhagavatam faz referência a povos bárbaros fora da Índia, como hunos, gregos,
turcos e mongóis, os quais dificilmente pensariam estar vivendo no paraíso. Uma
maneira de contornar isso é supor que Bharata-varsha inclui todo o globo
terrestre, enquanto os outros oito reinos celestiais varshas remetem para fora
da Terra. Este é um entendimento comum na Índia.
Mas a explicação mais simples
para as características celestiais de Jambudvipa é que o Bhu-mandala também foi
destinado a representar o reino dos devas. Tal como as outras interpretações
que nós temos considerado, esta é baseada em um grupo de pontos coerentes na
cosmologia do Bhagavatam.
Antes de tudo, considere a
grande dimensão das montanhas e terrenos nas áreas de Jambudvipa. Por exemplo,
diz-se que a Índia tem 72.000 milhas (9.000 yojanas) de norte a sul, ou quase
três vezes a circunferência da Terra. Da mesma forma, diz-se que os Himalaias
teriam 80,000 milhas de altura.
Figura 12
As pessoas na Índia, em tempos
antigos, costumavam peregrinar a pé de uma extremidade à outra da Índia, assim
sabiam a sua extensão. Porque o Bhagavatam fornecia estas distâncias
irrealistas? A resposta é que o Jambudvipa reproduz o modelo da esfera celeste,
no qual tudo está em uma escala superhumana. O Bhagavatam retrata que os
semideuses e outros seres divinos que habitavam o reino seriam proporcionalmente
grandes. A Figura 12 mostra o Senhor Siva, em comparação com a Europa, de
acordo com um texto do Bhagavatam.
Porque o Bhagavatam descreve
Jambudvipa tanto como parte da terra quanto como parte do reino celestial?
Porque há uma conexão entre os dois. Para entender, vamos considerar a idéia de
mundos paralelos Para os siddhis, ou perfeição mística, nós podedemos pegar um
atalho através do espaço. Isto é ilustrado por uma história do Bhagavatam em
que o místico yogue Citralekha abduz Aniruddha de sua cama na Dvaraka e
transporta-a misticamente para uma cidade distante (Figura 13). Além de
mover-se de um lugar para outro no espaço comum, o místico siddhis é capaz de
viajar em todo o éter ou entrar em outro continuum. O clássico exemplo de um continuum
paralelo é o transcendental reino Krishna de Vrindavana, que se diz expandir
ilimitadamente e de existir em paralelo com o finito terreno Vrindavana na
Índia.
Figura 13
A literatura em Sânscrito tem
abundantes histórias de mundos paralelos. Por exemplo, o Mahabharata conta a
história de como a princesa Naga Ulupi raptou Arjuna enquanto ele foi tomar
banho no rio Ganges (figura 14). Ulupi o puxou para baixo, não ao leito do rio,
como seria de esperar, mas para o reino dos Nagas (seres celestiais em forma de
serpente), que existe em outra dimensão. Viagens místicas explicam como os
mundos dos devas estão ligados com o nosso mundo. Em particular, ele explica
como Jambudvipa, sendo um reino celestial de devas, está conectado com
Jambudvipa como a Terra ou parte da Terra. Assim, o duplo modelo de Jambudvipa
faz sentido em termos da compreensão Puranica dos siddhis.
Concluindo as Observações: A
dimensão vertical na Cosmologia Bhagavata
Durante séculos, a cosmologia do Bhagavatam tem parecido incompreensível para a maioria dos observadores, incentivando muitas pessoas a rejeitá-la sumariamente ou a aceitá-la literalmente, com inquestionável fé. Se levarmos isso literalmente, a cosmologia do Bhagavatam não só difere da astronomia moderna, mas, mais importante, ela também sofre de contradições internas e de violações do senso comum. Estas próprias contradições, no entanto, apontam o caminho para um entendimento diferente da cosmologia Bhagavata, a qual surge como um profundo e cientificamente sofisticado sistema de pensamento. As contradições mostram que elas são causadas pela sobreposição de interpretações auto-consistentes que usam os mesmos elementos textuais para expor idéias diferentes. Cada uma das quatro interpretações que apresentamos merece ser levada a sério, porque cada uma é apoiada por muitos pontos do texto que são consistentes com outros, enquanto não contrariam a astronomia moderna. Eu apliquei o contexto-sensível ou a abordagem em aspectos múltiplos, na qual o mesmo assunto tem diferentes significados em diferentes contextos. Esta abordagem permite a maior quantidade de informações que devem ser armazenadas em uma imagem ou texto, reduzindo o trabalho exigido pelo artista ou escritor. Ao mesmo tempo, isso significa que o trabalho não pode ser tomado literalmente como um modelo da realidade, e exige que o espectador ou leitor compreenda os diferentes contextos relevantes. Isto pode ser difícil quando o conhecimento do contexto é perdido ao longo de grandes períodos de tempo.
Durante séculos, a cosmologia do Bhagavatam tem parecido incompreensível para a maioria dos observadores, incentivando muitas pessoas a rejeitá-la sumariamente ou a aceitá-la literalmente, com inquestionável fé. Se levarmos isso literalmente, a cosmologia do Bhagavatam não só difere da astronomia moderna, mas, mais importante, ela também sofre de contradições internas e de violações do senso comum. Estas próprias contradições, no entanto, apontam o caminho para um entendimento diferente da cosmologia Bhagavata, a qual surge como um profundo e cientificamente sofisticado sistema de pensamento. As contradições mostram que elas são causadas pela sobreposição de interpretações auto-consistentes que usam os mesmos elementos textuais para expor idéias diferentes. Cada uma das quatro interpretações que apresentamos merece ser levada a sério, porque cada uma é apoiada por muitos pontos do texto que são consistentes com outros, enquanto não contrariam a astronomia moderna. Eu apliquei o contexto-sensível ou a abordagem em aspectos múltiplos, na qual o mesmo assunto tem diferentes significados em diferentes contextos. Esta abordagem permite a maior quantidade de informações que devem ser armazenadas em uma imagem ou texto, reduzindo o trabalho exigido pelo artista ou escritor. Ao mesmo tempo, isso significa que o trabalho não pode ser tomado literalmente como um modelo da realidade, e exige que o espectador ou leitor compreenda os diferentes contextos relevantes. Isto pode ser difícil quando o conhecimento do contexto é perdido ao longo de grandes períodos de tempo.
No Bhavagatam, a abordagem do
contexto-sensível foi considerada apropriada pela convicção de que a realidade,
em última análise, é avak-manasam, ou fora do alcance da mente ou palavras
mundanas. Isto implica que um modelo literal da realidade é inatingível e
poderá conter tantos significados quanto for possível numa descrição
necessariamente incompleta do universo. A cosmologia do Bhagavata Purana é um
sofisticado sistema de pensamento, com múltiplas camadas de significados, tanto
físicos quanto metafísicos. Ela combina o conhecimento da astronomia com a
concepção espiritual para produzir uma imagem significativa do universo e da
realidade.
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